O conteúdo deste blog não é de natureza científica. Os artigos aqui expostos são o resultado de alguma leitura, da aprendizagem natural adquirida ao longo dos anos e do gosto pela terra e por tudo o que ela produz em benefício da nossa saúde e bem-estar. Por outro lado quero dedicar este meu trabalho, ou passatempo, ao meu pai pois é ele quem com muito carinho e esforço, vai fazendo e cuidando a minha pequena horta e jardim. A minha forma de o homenagear é mostrando em fotografias o seu trabalho...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chá de limonete

Chá ou infusão de limonete

 Recomendado no tratamento de:
  • insónias, da depressão, ansiedade e stress... pois são-lhe atribuídas propriedades calmantes e sedativas
  • transtornos digestivos, no tratamento de digestão difícil, cólicas gástricas, diarreia e flatulência, e nas cólicas renais e biliares... pois tem também propriedades antiespasmódicas

Preparação

-Junte 4 colheres de sopa de folhas secas de limonete para 1 litro de água a ferver.
-Para uma infusão mais concentrada deixe ferver durante 2 minutos.
-Tape e deixe repousar uns minutos.
-Tome uma chávena depois das refeições.

Nota

Este chá deve ser um complemento e não o substituto dos medicamentos. Em casos de doenças deve sempre consultar o médico e seguir as suas recomendações! 


Link para essa postagem


Chá de tomateiro


O "Chá" ou infusão de folhas de tomateiro:

 
- é diurético
- elimina o ácido úrico
-  ajuda a eliminar os cáculos renais

Preparação

Corte em tiras a colheres de sopa das folhas de tomateiro.
Adicione a um litro de água a ferver.
Tape e deixe repousar por 15 minutos.
Filtre e beba ainda morno.
Tome 3 vezes por dia.

Nota

Este chá deve ser um complemento e não o substituto dos medicamentos. Em casos de doenças deve sempre consultar o médico e seguir as suas recomendações!


Link para essa postagem


Tomate

História
O tomate é originário da América, no entanto há divergências quanto à zona precisa onde terá surgido primeiro: alguns botânicos pensam que foi no Peru outros acham que foi no México e posteriormente levado para o Perú!... Mais tarde foi trazido para a Europa pelos exploradores espanhóis no séc XVI.
Durante muito tempo, na Europa, o tomate tinha apenas um uso ornamental. Não era usado na alimentação pois achavam que era uma planta maléfica. Era considerada uma fruta satânica e a Igreja chegou mesmo a proibir o seu consumo.
Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha. Os europeus que retornavam da América após as viagens ao novo mundo, traziam para a Europa esta fruta vermelha, mas que imaginavam ser venenosa. Só ganhou popularidade quando os povos do sul da Europa declinaram sobre esta suspeita. A partir deste momento, o tomate passou a ser um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea.
Tomate
Tomatl
O tomate é o fruto do tomateiro (Lycopersicum esculentum), planta da família das Solanáceas.
Tem folhas verdes, recortadas, todas cobertas de pêlos, e profundamente aromáticas. As flores abundantes, amarelas e pequenas, dão frutos durante todo o verão...

                                            
 Cultivo
É uma planta anual. Primeiro é semeado em estufas. Quando as plantas atingem uns 10 cms são transplantadas para as hortas. À medida que vão crescendo vão sendo guiadas a amarradas a estacas que vão segurando as plantas, que têm um caule frágil tendo em conta o peso que terão de suportar quando começarem a produzir! O solo deve ser areno-argiloso, solto e bem drenado. Deve manter-se húmido mas não encharcado.


Deve também retirar-se o excesso de folhas e rebentos ( na minha terra chamam-lhe ladrões) para facilitar a exposição ao sol, importante para o amadurecimento dos frutos. A colheita começa normalmente entre 90 a 100 dias depois do transplante. Pode colher-se o tomate ainda verde pois o seu amadurecimento continua progressivo mesmo depois de ter sido colhido.
Produz-se e consome-se abundantemente em toda a região mediterrânica e em todos os países de clima quente.
Variedades

 
Existem imensas variedades de tomates, alguns de origem natural mas a maioria são já espécies formadas a partir da manipulação do homem, as chamadas híbridas que produzem segundo o que se pretende: grandes, pequenos, muito vermelhos, alaranjados, verdes, mais duros, mais suculentos, tomate-pêra, tomate-cacho, tomate-cereja, ...caqui, saladete, das canárias, italiano...
Propriedades e recomendações


A principal característica positiva do tomate é o seu alto conteúdo de licopenos, carotenóides responsáveis pela cor vermelha, e que são muito benéficos para a nossa saúde. São especialmente ricos em vitaminas (A e C),  minerais, e ácidos fenólicos e flavonóides. E como a maioria dos vegetais, contém muito poucas calorias... Por tudo isto é uma óptima ajuda para:
  • Proteger do cancro (licopenos)
  • Baixar o colesterol
  • Prevenir a arteriosclerose
  • Proteger e prevenir ataques cardíacos
  • Prevenir infecções, combatendo fungos,bactérias e vírus patogénicos
  • Acelerar a digestão dos hidratos de carbono
  • Ajudar a conciliar o sono e a levantar o ânimo através da acção tonificante sobre o sistema nervoso
  • São depurativos
  • Ligeiramente laxantes
  • Benéficos para a vista, evitando  na  formação de cataratas
  • Dietas de emagrecimento
  • Proteger a pele contra os raios ultra-violeta ( não substitui, no entanto o uso de protector solar)
  • Auxiliar em tratamentos da pele (queimaduras do sol, envelhecimento precoce, algumas verrugas, caspa...)
  • Tratamento de cálculos renais (chá de tomateiro)
Utilização


Hoje em dia o tomate faz parte da nossa alimentação básica de tal modo que é difícil imaginar como seria cozinhar sem tomate! Na cozinha italiana não pode faltar o tomate!!!
O tomate come-se cru, em saladas ou sumos... ou cozinhado como base de molhos, em pizzas, arroz, marisco, com ovos mexidos, recheados, no forno, fritos,... Também se fazem conservas, massa de tomate, doces...
Enfim o tomate está em tudo!
Dicas


  • Caspa e queda de cabelo - Friccione o tomate maduro no couro cabeludo 3 vezes por semana

  • Tomate verde - não se deve consumir o tomate ainda muito verde pois pode ser tóxico e provocar enxaquecas...

  • Estômagos delicados - consumir o tomate triturado, sem peles nem sementes para facilitar a sua digestão

  • Verrugas ou calos - aplique compressas de rodelas de tomates durante várias noites

  • Acne - Junte a um tomate bem maduro triturado +uma colher de sopa de yogurte natural. Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.
 Curiosidades

O tomate é por várias razões um fruto misterioso:
Na verdade o tomate é, botânicamente falando, um fruto; mas por ser diferente da maioria dos outros frutos, (não é doce), e se consome como legume, é normalmente classificado como tal.
Na Itália ao tomate chama-se pomodoro (maçã dourada).
Em latim lycopersicum que significa pêssego lobo, insinuando o maléfico do fruto!
Em francês chamaram-lhe pomme d'amour, (maçã do amor) pois acreditavam que possuía poderes afrodisíacos.

(Foto copiada de dogonews.com)
LA TOMATINA - Realiza-se em Buñol, (Valência - Espanha) Todos os anos em Agosto. É um festival dos mais estranhos do mundo, onda as pessoas se divertem atirando-se toneladas de tomates uns aos outros...  


Link para essa postagem


sábado, 25 de setembro de 2010

Fruta em festa III


Estou feliz com os resultados do meu blog! Começa a dar "FRUTOS"! Hehehe!!!
Motivada pelos meus posts de ontem, Frutas em festa I  e Fruta em festa II uma grande amiga enviou-me estas imagens para que eu as publicasse, se esse fosse o meu desejo! Claro que fiquei super agradecida, pois este "Pavão" está lindíssimo!
Parece obra de profissionais, não acha?
Como pode ver, é uma salada de frutas muito normal!... A diferença está na apresentação!
Uma melancia delicadamente esculpida, é a base onde a salada foi servida. Estou segura que o pavão foi o rei do jantar!!! Muito obrigada à minha amiga, e muitos parabéns por esta pequena obra de arte! Adorei!                                                          


Link para essa postagem


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fruta em festa II

 
 
Um encontro de amigos, ou de família é sempre um momento único.  O mais importante são as pessoas, o seu relacionamento, conversar, partilhar, divertir-se, etc., mas se a tudo isso se lhe agregar beleza, detalhes, pequenas coisinhas... então aquele momento tão importante transforma-se numa festa! Inesquecível!
E para nos ajudar a criar esse ambiente, nada melhor que as nossas amigas Frutas!!!


Link para essa postagem


Frutas em festa I




 
Todos nós sabemos que a fruta faz bem à saúde...
Sobre esse e outros valores que as frutas têm falarei noutras ocasiões, mas hoje o tema é a importância da fruta na decoração da mesa, sobretudo nas festas.
Estando eu a revisar umas fotos minhas guardadas por aí... encontrei estas belezas que me pareceram bem apropriadas para ilustrar este tema.
Dou particular importância ao lado estético das coisas...
Quem poderá esquecer uma festa onde pôde deliciar-se com umas travessas de fruta assim adornadas,... transformadas em autenticas obras de arte! Claro que estas maravilhas são muito trabalhosas e leva muito tempo para conseguir estes resultados!
Este trabalho foi realizado por especialistas... Mas nós, donas de casa e mães, podemos também fazer algo do género, mesmo que mais simplificado... É até uma maneira muito engraçada de incentivar as crianças a gostar e a comer fruta! Um prato colorido, bem apresentado num lindo recipiente até abre o apetite!!!
Aproveite estas ideias e adapte-as ao seu estilo de vida e ao seu gosto pessoal. E depois, comparta comigo a sua experiência, enviando-me o seu comentário, ou até enviando fotos!


Link para essa postagem


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sobre Setembro... Ditados e Provérbios

O POVO DIZ:

  • "Em Setembro planta, colhe e cava que é mês para tudo.
  • Águas verdadeiras, por S. Mateus as primeiras. (21 de Set.).
  • Pelo S. Mateus pega nos bois e lavra com Deus.
  • Águas verdadeiras pelo S. Mateus (21 de Set.) as primeiras.
  • Chuvas verdadeiras em Setembro as primeiras.
  • Em Setembro ardem os montes e secam as fontes.
  • Setembro seca os montes, rios e fontes.
  • Em Setembro, colhendo e comendo.
  • Setembro ou seca as fontes ou leva as pontes.
  • Setembro molhado, figo estragado.
  • Em tempos de figos não há amigos.
  • Setembro que enche o celeiro, salva o rendeiro.
  • Para vindimar deixa o Setembro acabar.
  • Vindima molhada, pipa depressa despejada.
  • No dia de S. Mateus (21 de Set.) vindimam os sisudos, semeiam os sandeus.
  • Chovendo no S. Miguel (29 de Set.), faz conta das ovelhas, que os borregos não são teus.
  • Lua nova trovejada, 30 dias é molhada e se for a de Setembro, até Março irá chovendo. 
  • Na casa cheia depressa se faz ceia.
  • Um bom dia de Outono vale por dois de Primavera.
  • Lua nova setembrina, sete luas domina.
  • Para boas colheitas, pede bom tempo a Deus nas têmporas de S. Mateus.
  • Guarda prado, criarás gado.
  • Setembro cara de poucos amigos e manhãs de figos.
  • Se houver figos, não há amigos. 
  • Quando não chove depois do S. Mateus, é por milagre de Deus.
  • S. Miguel ( 29 de Set.) soalheiro, enche o celeiro. 
  • Quem planta no Outono, leva um ano de abono.
  • Setembro é o Maio do Outono.
  • Se houver nozes, guarda lenha para o Inverno. 
TALVEZ GOSTE TAMBÉM DE VER:


Link para essa postagem


domingo, 19 de setembro de 2010

Hibiscus

Hibisco
Hibiscus Rosa-sinensis

Pertence á família das Malvaceas e é conhecida por vários nomes: Rosa da China, Cardeal, Mimo de Vênus (Brasil), Graxa-de-estudante... o seu nome em grego significa Ísis (deusa Egípcia da fertilidade)
Planta ornamental, originária da Ásia tropical, África e América do sul, é hoje em dia um dos arbustos mais utilizados nos jardins mediterrânicos. O apreço por esta planta reside principalmente na beleza extraordinária das suas flores geralmente vermelhas, mas que devido ás múltiplas hibridações que se tem feito ultimamente, existem hoje em dia uma enorme varidade de cores e tons... As folhas são de um verde vivo e brilhante e a planta pode atingir 3 mts de altura. Embora as suas flores não tenham uma longa duração, são muito abundantes e florescem durante quase todo o ano.

Simbolismo



Hibisco simboliza a beleza delicada,  virtude, fertilidade e feminilidade...
No Hawai, onde existem imensas variedades, a flor do Hibisco é usada como símbolo nacional.

Cultivo

 
O Hibisco é de fácil cultivo, e embora sendo uma planta de clima tropical adapta-se bem ao clima mediterrânico: necessita de sol mas deve resguardar-se dos ventos frios e das geadas. Nos lugares de Invernos rigorosos pode ser uma planta de interior. Gosta de terra fértil, mas sobretudo com boa drenagem.

  • Reprodução: Multiplica-se através de sementes, ou de estacas ( em Junho, cortar um pedaço de ramo do ano anterior com 10 ou 15 cms e que contenha 2 ou 3 nós e enterra-se 2 terços da estaca em terra fértil).

  • Transplante: A mudança para um recipiente maior pode fazer-se em qualquer momento mas a melhor altura do ano é no fim do Inverno

  • Adubação: Existem no mercado produtos específicos para estas plantas que se aplicam segundo as indicações.


  • Doenças e pragas: Os piores inimigo são o pulgão, cochonilha, mofo cinzento e minador-de-folhas. Ao primeiro sinal controlar com a aplicação de produtos especiais para o efeito. Alguns problemas frequentes são também a Mancha preta nas folhas (provocada por regas inadequadas, que pode ser a mais ou a menos ou água com excesso de cacário ou cloro); Ficar sem folhas  ( pode ser recuperada  e para isso deve cortar-se por cima do 2º nó ao mesmo tempo que se cortam duas terceiras partes das raízes e transplanta-se numa mistura nova de terra. Em pouco tempo brotará uma nova e exuberante planta); Folhas peganhentas ( está a ser atacada por cochonilhas - tratar imediatamente com produtos do mercado); Folhas amarelas (indicação de carência de ferro, excesso de humidade, ou falta de sol, se for Primavera ou Verão - se surgir durante o Inverno é normal devido ás baixas temperaturas).
Utilização/Dicas/Curiosidades



- Pelo tom vermelho da flor do hibisco é usada na substituição de corantes químicos.
- Conhece-se também como graxa-de-estudande, porque em tempos os estudantes para economizar utilizavam as folhas para lustrar os sapatos.
- Com as folhas de hibisco também se fazem infusões (chá).
- Para fins medicinais, o hibisco é ainda indicado como: hipotensor, diurético, laxante, antiespasmódico, adstringente, expectorante, protetor da mucosa estomacal, digestivo, fluidificante do suco biliar, entre outros.


Link para essa postagem


sábado, 4 de setembro de 2010

Beldroega

História

Pensa-se que a beldroega é uma planta originária da Ásia ou do norte de África, pois há registos (pelo que tenho lido) do seu cultivo na India, China, Egipto, e como muitas outras se terá espalhado pelo mundo através das migrações dos povos. Já no Antigo Egipto era usada na alimentação, devido às suas propriedades. Hoje um dos maiores produtores europeus parece ser a França!

A beldroega
Portulaca oleracea

Pertence à família das Portulacáceas, é uma simples planta silvestre, de pequeno porte, rasteira. De sabor um pouco ácido, a beldroega apresenta-se com um caule oco e acastanhado e folhas pequenas, carnudas, arredondadas, de cor verde avermelhado, com grande quantidade de água.
É também conhecida como Bredo, Ora-pro-Nobis, Verdulaga, Onze horas... nomes que variam segundo as caracteristicas da planta: folhas mais pequenas ou maiores, mais verdes ou avermelhadas, as cores das flores, que podem ser pequeninas e brancas, amareladas, umas bolinhas vermelhas... Todas são variedades de uma mesma planta a que são atribuidos nomes diferentes, também dependendo da região.
Em Espanha chamam-lhe Verdolaca, em França Pourpier, em inglês diz-se Purslane!...


 
Cultivo

Em geral a beldroega não é cultivada - cresce nos campos, de forma silvestre. Quando floresce, as suas sementes caem ao solo e nascem novas plantas. São mais comuns na Primavera e Verão, pois esta planta não resiste muito ás temperaturas baixas e geadas do Inverno.
Algumas espécies estão a ser cultivadas, seleccionadas em função do uso que se pretende: alimentar ou ornamental...

Variedades

Para uso alimentar foi escolhida a variedade Sativa, que cresce um pouco mais que as outras atingindo uns 60 cms, e é também um pouco mais avermelhada. Há outras espécies, mais silvestres, que variam dependendo dos solos em que se desenvolvem.
Pela beleza e colorido das pequenas folhas e das suas flores, algumas foram escolhidas como plantas de jardim.

 
Propriedades e recomendações

Com muito poucas calorias e muito rica em potássio, contém também magnésio, cálcio, ferro, selénio... Vitaminas A, C, do grupo B e ácido fólico, ácido salicilico e ómega 3...
Tem caracteristicas medicinais e recomenda-se para: 

  • Afecções do Fígado, Bexiga e Rins(diurético e depurativa) .

  • Elimar toxinas (diurético e depurativa)

  • Tratamento de anemias (contém ferro)

  • Dietas de emagrecimento (poucas calorias)

  • Baixar o colesterol (diurético e depurativa)

  • Combater a obstipação (contém mucelagem que é uma substância laxante)

  • É anti-inflamatório

  • É antitérmico

  • Combate os vermes intestinais
Utilização

Muitas pessoas não valorizam as beldroegas por as considerarem ervas daninhas, pois na verdade reproduzem-se com facilidade... No entanto, pelas caracteristicas que já referi é um desperdício não aproveitar uma planta tão rica que cresce tão facilmente nos nossos quintais...
As beldroegas ( em alguns lugares chamam-lhe baldroegas!) podem ser usadas como todas as outras verduras que conhecemos, em saladas, sopas, caldos de verduras, sumos, chás...
Faça um esparregado (refogado) de beldroegas em vez de espinafres!
Junte-as picadinhas ás suas omeletas ou ovos mexidos!
Agregue um molhinho de beldroegas ao seu molho para massas e terá uma nova e rica receita!
Enfim, use a imaginação e coma beldroegas!

 
Dicas e curiosidades

Na verdade já lhe dei várias dicas de como usar as beldroegas, mas aqui vai mais uma: Esmague as folhas e os talos e coloque sobre queimaduras e nas picadas de insectos e sentirá um alivio na dor e no prurido, e ajudará na cicatrização...
Nota: Para fazer chá usa-se a planta seca!


Link para essa postagem


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pepino

História

Pensa-se que o pepino terá tido a sua origem há cerca de 10.000 anos no sul da Ásia, e começou a ser cultivado na Índia, de onde foi trazido para a região mediterrânica por exploradores e viajantes, desde a Antiguidade. Há registos do seu consumo pelos Egípcios, Gregos e Romanos...
O seu cultivo em estufas terá sido feito na época de Luís XIV que era um grande apreciador deste fruto, tanto pelo seu sabor como pelas suas propriedades, já então estudadas e descobertas!
Com os Descobrimentos e a Colonização terá chegado aos Estados Unidos da América e daí o seu cultivo e consumo foi espalhado por todo o mundo. 

 
O Pepino
Cucumis sativas
O pepino é o fruto do pepineiro, uma planta rasteira e/ou trepadeira da família das melancias, abóboras, melões, courgetes...
As folhas do pepineiro são verdes em "forma de coração" e as flores amarelas. O pepino é em geral verde, de casca grossa, com estrias e piquinhos. Deve estar duro e brilhante para nos assegurarmos que está fresco e que foi colhido há pouco tempo. Depois de "murcho", além de ter o aspecto e sabor  desagradáveis, deixam de possuir todas as suas propriedades. O seu interior varia de verde claro a branco e o centro cheio de sementes.
Cultivo

  • O pepino é um vegetal de tempo quente. Não se desenvolve bem em temperaturas inferiores a 16ºC e não tolera geada.
  • Prefere solos areno-argilosos, férteis, ricos em matéria orgânica, bem drenados e que não apresentem acidez elevada. 
  • O seu cultivo é feito directamente no campo, semeando-se 3 ou 4 sementes por cova no espaçamento de 1 metro por meio. Havendo germinação total das sementes, quando as plantas estiverem com 2 a 3 folhas definitivas, faz-se o desbaste, deixando-se apenas 1 a 2 plantas por cova.
  •  Muitas vezes a sementeira é feita depois da colheita do tomate, aproveitando as covas e estacas usadas nos tomateiros, tirando também proveito da adubação do terreno... 
  • No início do crescimento da planta deve fazer-se regas frequentes, podendo diminuir á medida que o fruto vai crescendo.
  • Usar fertilizantes disponíveis no mercado, se necessário, e proteger das doenças e pragas.
  • Colocar estacas, manter o terreno livre de ervas daninhas...
  • Uma nota importante a ter em conta é o facto de a flor ser polinizada por insectos, sobretudo abelhas, assim que se deve ter em atenção no uso de pesticidas, principalmente na época da floração, pois sem abelhas não haverá fruto!
  • A colheita começa uns 50 a 60 dias após a sementeira e prolonga-se por uns 2 meses...
Variedades
Há muitas espécies de pepinos que variam segundo a sua forma, tamanho, cor... O pepino comum, que encontramos nos mercados mede cerca de 20 cms e as espécies utilizadas na indústria das conservas não vai além dos 6 ou 7 cms.
Propriedades e recomendações

Essencialmente constituído por água, o pepino é muito suculento e refrescante. 
Tem muito poucas calorias - apenas 15/100gs.
É rico em minerais (cálcio, magnésio, potássio, fósforo, ferro...) e em vitaminas (A, grupo B, C, D e K).
Assim constituído, o pepino é diurético, depurativo e levemente laxante, o que o torna um grande aliado nas: 

  • Dietas de emagrecimento

  • Eliminação de líquidos

  • Purificação e limpeza do organismo

  • Alívio da obstipação

  • Prevenção de cálculos renais

  • Doenças reumáticas

  • Hipertensão

  • Protecção e tratamento da pele
Utilização

Normalmente consome-se cru, pois é a melhor maneira de extrair dele todas as suas propriedades.
Na cozinha usa-se em saladas, aperitivos, gaspachos, ou sumos. Pode comer-se só ou em combinação com outros alimentos, verduras, ervas aromáticas...
As espécies de pepinos mais pequenas são usadas em conserva, que consiste em guardar os pepininhos em frascos cheios de vinagre e herméticamente fechados: os tradicionais Pickles!
Em estética são aplicados directamente na pele irritada ou queimada pelo sol, ou sobre os olhos cansados e avermelhados.

Dicas e curiosidades 

  • Consuma o pepino,de preferência com casca, pois nela se encontram as substâncias que facilitam a sua digestão.
  • Coma umas fatias de pepino para "entreter" o estômago quando sentir vontade de comer mas ainda não chegou a hora da refeição!
  • Para afastar as lesmas das suas plantas coloque umas rodelas de pepino num pratinho na sua horta ou jardim e verá que se manterão afastadas! Dizem!!! :)


Link para essa postagem


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...