O conteúdo deste blog não é de natureza científica. Os artigos aqui expostos são o resultado de alguma leitura, da aprendizagem natural adquirida ao longo dos anos e do gosto pela terra e por tudo o que ela produz em benefício da nossa saúde e bem-estar. Por outro lado quero dedicar este meu trabalho, ou passatempo, ao meu pai pois é ele quem com muito carinho e esforço, vai fazendo e cuidando a minha pequena horta e jardim. A minha forma de o homenagear é mostrando em fotografias o seu trabalho...

domingo, 19 de setembro de 2010

Hibiscus

Hibisco
Hibiscus Rosa-sinensis

Pertence á família das Malvaceas e é conhecida por vários nomes: Rosa da China, Cardeal, Mimo de Vênus (Brasil), Graxa-de-estudante... o seu nome em grego significa Ísis (deusa Egípcia da fertilidade)
Planta ornamental, originária da Ásia tropical, África e América do sul, é hoje em dia um dos arbustos mais utilizados nos jardins mediterrânicos. O apreço por esta planta reside principalmente na beleza extraordinária das suas flores geralmente vermelhas, mas que devido ás múltiplas hibridações que se tem feito ultimamente, existem hoje em dia uma enorme varidade de cores e tons... As folhas são de um verde vivo e brilhante e a planta pode atingir 3 mts de altura. Embora as suas flores não tenham uma longa duração, são muito abundantes e florescem durante quase todo o ano.

Simbolismo



Hibisco simboliza a beleza delicada,  virtude, fertilidade e feminilidade...
No Hawai, onde existem imensas variedades, a flor do Hibisco é usada como símbolo nacional.

Cultivo

 
O Hibisco é de fácil cultivo, e embora sendo uma planta de clima tropical adapta-se bem ao clima mediterrânico: necessita de sol mas deve resguardar-se dos ventos frios e das geadas. Nos lugares de Invernos rigorosos pode ser uma planta de interior. Gosta de terra fértil, mas sobretudo com boa drenagem.

  • Reprodução: Multiplica-se através de sementes, ou de estacas ( em Junho, cortar um pedaço de ramo do ano anterior com 10 ou 15 cms e que contenha 2 ou 3 nós e enterra-se 2 terços da estaca em terra fértil).

  • Transplante: A mudança para um recipiente maior pode fazer-se em qualquer momento mas a melhor altura do ano é no fim do Inverno

  • Adubação: Existem no mercado produtos específicos para estas plantas que se aplicam segundo as indicações.


  • Doenças e pragas: Os piores inimigo são o pulgão, cochonilha, mofo cinzento e minador-de-folhas. Ao primeiro sinal controlar com a aplicação de produtos especiais para o efeito. Alguns problemas frequentes são também a Mancha preta nas folhas (provocada por regas inadequadas, que pode ser a mais ou a menos ou água com excesso de cacário ou cloro); Ficar sem folhas  ( pode ser recuperada  e para isso deve cortar-se por cima do 2º nó ao mesmo tempo que se cortam duas terceiras partes das raízes e transplanta-se numa mistura nova de terra. Em pouco tempo brotará uma nova e exuberante planta); Folhas peganhentas ( está a ser atacada por cochonilhas - tratar imediatamente com produtos do mercado); Folhas amarelas (indicação de carência de ferro, excesso de humidade, ou falta de sol, se for Primavera ou Verão - se surgir durante o Inverno é normal devido ás baixas temperaturas).
Utilização/Dicas/Curiosidades



- Pelo tom vermelho da flor do hibisco é usada na substituição de corantes químicos.
- Conhece-se também como graxa-de-estudande, porque em tempos os estudantes para economizar utilizavam as folhas para lustrar os sapatos.
- Com as folhas de hibisco também se fazem infusões (chá).
- Para fins medicinais, o hibisco é ainda indicado como: hipotensor, diurético, laxante, antiespasmódico, adstringente, expectorante, protetor da mucosa estomacal, digestivo, fluidificante do suco biliar, entre outros.


Link para essa postagem


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...